Uma entrevista pela WonderScience.

Tive a sorte de ser entrevistada por uma amiga e colega, a Dra. Filipa Barbosa, que com o seu projeto “WonderScience” pretende divulgar a ciência entre as camadas mais jovens. A Filipa é Gestora de Ciência, Licenciada em Biologia Microbiana e Genética pela UL, e Doutorada em Biologia do Desenvolvimento e Genética pela University College of London (UCL).

Depois de Londres, a Filipa voltou para Portugal, onde reside desde 2008, e onde tem escolhido desenvolver a sua atividade no âmbito da divulgação científica. É fundadora e CEO da WonderScience.

Trabalhou no Programa “Escolher Ciência” e na “European Space Expo” patrocinadas pela Câmara Municipal de Lisboa, Fundação da Ciência e Tecnologia e Fundação Calouste Gulbenkian tendo sido igualmente Science Manager no projecto “MediaLab” do Diário de Notícias. Entre as atividades que desenvolveu para estimular o envolvimento com a ciência para os público mais jovens incluem-se atividades tão diversas como a extracção de DNA de frutos e vegetais, a observação da variação morfológica nas moscas da fruta e a observação de bactérias luminescentes.

Como uma forma de celebrar a “Semana do Cérebro” gravámos em conjunto esta entrevista na qual abordamos assuntos tão diversos como a programação neurolinguistica, neurociência, ilusões de ótica, e a aplicação do conhecimento cientifico ao mundo real. Também surge a ideia da necessidade de uma conversa urgente, entre os cientistas e o sociedade, que permita criar uma relação de confiança e que imunize contra a apropriação do jargão cientifico para justificar opções políticas.

Publicado por Ofélia Carvalho

Trainer de PNL e Doutorada em Ciências Biomédicas. Investigadora na área das neurociências e biologia molecular com mais de 20 anos de experiência. Consultora do "Panorama Social". Formada em "Time Line therapy", "Human Validation Model" de Virginia Satir, Comunicação generativa e Coaching sistémico.

One thought on “Uma entrevista pela WonderScience.

  1. Viva!

    Boa divulgação e tu estiveste muito bem. 

    Uma sugestão: os fundos virtuais deformam imenso a imagem, particularmente os contornos. 

    António Pinto de Carvalho    _aepcarvalho@sapo.pt_

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

<span>%d</span> bloggers like this: