A Viagem do Herói – 08 junho 2019

Foram três dias magnificos de partilhas, amizade e descobertas.

O primeiro Pratitioner português do Sistema Generativo Integrativo Sistémico de Virginia Satir.

As 5 liberdades de Virginia Satir

Estas 5 liberdades são a base sobre a qual iremos partir para a nossa viagem do heroi.

Durante 3 dias no Estoril vamos estar a explorar as 5 liberdades da Virginia Satir e como é que estas se interligam com a nossa vivência.

Nas palavras de Joseph Campbell, que estudou a estrutura do mito em diversas culturas humanas, a jornada do herói é sintetizada:
“Um herói aventura-se do mundo comum do dia-a-dia para uma região de maravilha sobrenatural. São encontradas forças fabulosas e é vencida uma vitória decisiva. O herói volta desta misteriosa aventura com o poder de conceder graças aos seus semelhantes. “

Um exemplo moderno da jornada do herói é a saga “Star Wars”.

Devido à morte da sua familia adotiva às mãos do Império, Luke Skywalker é impelido da sua existência mundana para um percurso mágico. Com a ajuda de um guia e mentor, Obi-Wan Kenobi, e posteriormente, de Yoda, o jovem herói batalha com demónios interiores e transforma-se num guerreiro Jedi.

No decurso das suas aventuras Luke descobre a sua familia original, ativa o poder dentro de si, e salva todo o universo.

Luke Skywalker, o jovem herói.

Menos apreciado é a existência nesta narrativa de uma segunda Jornada do Herói, neste caso do pai de Luke Skywalker, Darth Vader.

Darth Vader é o herói que caiu em tentação e se perdeu na sua viagem.

Nesta segunda narrativa, tendo por preço o sacrificio supremo da sua vida, e utilizando um recurso escondido e esquecido – o do amor pelo seu filho – o herói caído consegue completar por fim a sua jornada, atingindo a redenção.

O sucesso desta saga reflete que todos nós, num momento da nossa vida, muitas vezes por acontecimentos externos que nos transcendem somos levados a iniciar a nossa própria jornada do herói.

Nesta workshop experiencial de três dias a decorrer no Estoril iremos atualizar dentro de nós o chamamento que nos impele na nossa jornada.

Este seminário insere-se no programa de Practicioner em Satir Sistémico.

Este seminário está incluido na obtenção do grau de Practicioner em Satir Sistémico, para o qual será necessário completar um total de 12 dias de formação. Essa formação encontra-se distribuida em vários módulos de 3 dias.

O seminário será liderado por Eva Wieprecht e eu estarei presente a traduzir do inglês para português.

Para inscrições ou mais informação siga o seguinte link.

A Eva fala, brevemente, das origens e objetivos desta workshop.