Artigos

A Fortuna conduz aqueles que querem. Aqueles que não querem – arrasta.”

Antigo provérbio romano

Esta página contém artigos com informação útil, interessante ou curiosidades que fui escrevendo ao longo dos tempos. Estão divididos por tópico e irei acrescentando artigos novos.

Metáforas e ideias



Vamos construir algo juntos.

Blog posts


Memórias

O que são? Quando era miúda costumava passar parte das férias de verão com os meus avós. Aprendi a fazer tapetes de arraiolos, ponto de cruz, meio-ponto, tricot e malha com a minha avó. Não sou nem dotada nem prolífica nestas artes. Ocasionalmente fiz umas coisitas pequenas que maioritariamente ficaram por terminar. O meu avô,Continue a ler “Memórias”

Sobre o suicídio.

O Pedro Lima partiu. Antes de partir enviou mensagens de despedida a amigos. Estava sozinho. Foi encontrado sem vida, na praia do Abano, no Guincho no dia de 20 de Junho de 2020. Tinha 49 anos, cinco filhos, uma companheira de vida, era ator e desportista. Nasceu em Angola. A morte dele, sobre a qualContinue a ler “Sobre o suicídio.”

Só posso falar de mim.

A perspectiva objetivamente subjetiva de uma neurocientista. Por vezes tento ler artigos apenas para concluir que a minha atenção é retida por uma fração infima daquilo que encontro. Quando tento vislumbrar o que separa os artigos que me prendem a atenção, daqueles que começo a ler na diagonal, ou dos quais simplesmente desisto, noto queContinue a ler “Só posso falar de mim.”

Fomos enganados?

Tenho recebido uma verdadeira barragem de artigos (de opinião), enviados por amigos meus que se reveem nas ideias lá expressas, sobre a covid-19 ser um “embuste”. Concordo que em vários desses artigos são levantados pontos válidos, nos quais me revejo. É de uma violência sem precedentes separar uma mãe do seu filho recém- nascido, ouContinue a ler “Fomos enganados?”

A formiga

Era uma vez uma formiga que tinha todas as cinco das suas pernas exatamente idênticas às pernas de todas as outras formigas, e uma sexta perna apenas, que era algo um bocadinho diferente. As pernas das formigas são todas um bocadinho tortas, se fossem direitas não tocavam no chão e nunca seria possível andar comContinue a ler “A formiga”

Eu sou eu

por Virginia Satir tradução por Ofélia Carvalho Eu sou Eu Em todo o mundo não existe outra pessoa exatamente como eu. Tudo o que sai de mim é autenticamente eu, porque eu sozinho escolhi-o – eu possuo tudo sobre mim: O meu corpo, os meus sentimentos, a minha boca, a minha voz, todas as minhasContinue a ler “Eu sou eu”

Porto, 05 Abril 2020 Boa tarde Maria, Obrigada por ter partilhado comigo as ideias que a Ordem dos Psicólogos tem sobre como eu devo lidar com esta pandemia e com a clausura forçada com os meus filhos. Gosto particularmente da ideia do “kit” de sobrevivência. E agradeço a sua preocupação e intenção positiva na partilha.Continue a ler

%d bloggers like this: