Artigos

A Fortuna conduz aqueles que querem. Aqueles que não querem – arrasta.”

Antigo provérbio romano

Esta página contém artigos com informação útil, interessante ou curiosidades que fui escrevendo ao longo dos tempos. Estão divididos por tópico e irei acrescentando artigos novos.

Metáforas e ideias



Vamos construir algo juntos.

Blog posts


A formiga

Era uma vez uma formiga que tinha todas as cinco das suas pernas exatamente idênticas às pernas de todas as outras formigas, e uma sexta perna apenas, que era algo um bocadinho diferente. As pernas das formigas são todas um bocadinho tortas, se fossem direitas não tocavam no chão e nunca seria possível andar comContinue a ler “A formiga”

Eu sou eu

por Virginia Satir tradução por Ofélia Carvalho Eu sou Eu Em todo o mundo não existe outra pessoa exatamente como eu. Tudo o que sai de mim é autenticamente eu, porque eu sozinho escolhi-o – eu possuo tudo sobre mim: O meu corpo, os meus sentimentos, a minha boca, a minha voz, todas as minhasContinue a ler “Eu sou eu”

Porto, 05 Abril 2020 Boa tarde Maria, Obrigada por ter partilhado comigo as ideias que a Ordem dos Psicólogos tem sobre como eu devo lidar com esta pandemia e com a clausura forçada com os meus filhos. Gosto particularmente da ideia do “kit” de sobrevivência. E agradeço a sua preocupação e intenção positiva na partilha.Continue a ler

O valor humano

Estou sequestrada em casa, com os meus filhos, naquilo que em outros anos foram consideradas as férias da Pascoa. Neste nosso lugar de habitação citadino temos uma proliferação de equipamentos informáticos que permite a todos estarem simultaneamente online. Eu tenho a sorte adicional de a minha clausura ser partilhada com dois adolescentes. Estão naquela idadeContinue a ler “O valor humano”

Está num casamento solitário?

Se na sua relação o humor não surje facilmente, se as idiossincrasias do seu companheiro já não são (nem um bocadinho) agradáveis, ou se está num casamento em que suas necessidades emocionais não estão a ser satisfeitas, então talvez esteja num casamento solitário. Continue a ler, há esperança. Os casamentos solitários são reais. E relativamenteContinue a ler “Está num casamento solitário?”

%d bloggers like this: