Ómicas e Biomarcadores

Inserido na cadeira optativa de Métodos Moleculares na Medicina Personalizada (MiMED, FMUP) o tópico de Ómicas e Biomarcadores explora a ideia da individualidade do ser humano na sua conceção biomolecular.

Exemplos de biomarcadores de interesse clinico em utilização atual, dos quais todos os parâmetros que são medidos nos exames sanguíneos são exemplos, enraízam firmemente o que é um biomarcador na experiência concreta do individuo.

Esta realização serve como ponto de partida da exploração do que poderão vir a ser os biomarcadores no futuro.

As novas tecnologias de recolha e interpretação de dados, ou ómicas, são abordadas, integradas com informação referente aos diversos níveis de organização do sistema biológico. São considerados os vários avanços tecnológicos e o tipo de informação que permitem recolher.

Após esta introdução teórica os alunos são encorajados a encontrar detalhes técnicos sobre as matérias que lhes interessam, em artigos científicos introdutórios que são fornecidos, e na internet. São assim encorajados e construir o seu próprio edifício de conhecimento, selecionando o que mais lhes interessa, a eles, individualmente.