O que é uma mente saudável?

Numa palestra de 25 minutos o Dr. Daniel Siegel, um psiquiatra e cientista da UCLA, dá-nos a sua visão da mente.

Uma experiência interior de 2 tipos diferentes de mundos.

Quatro facetas da mente:

  1. Experiência subjetiva. Experiência da primeira pessoa, subjetiva, é dificil medir e saber, de fora da sua experiencia, como é ou medi-la. Como sabemos que temos essas experiencias subjetivas?
  2. Consciência. Temos consciência. Podemos analisar de uma forma cientifica. Nem tudo é consciente. A experiência subjetiva de saber algo, de ter consciência de algo.
  3. Processamento de informação.
  4. Auto-organização. Energia . Flui como se fluisse através de um condutor ou como um construtor. A energia flui como informação dentro de nós e entre as várias pessoa. É um sistema complexo. Os sistemas complexos são coisas reais. A ciência pode estudar coisas que são . Os campos de probabilidade podem ser estudados cientificamente.

Este é um sistema complexo e no nosso universo os sistemas complexos tem uma propriedade de emergência, em que as partes criam algo maior do que a soma das partes.

Uma mente saudável é um processo encorpado auto-organizado que regula o fluxo de energia e informação. Quando os processos estão integrados temos uma mente saudável, quando não estão integrados surge o caos ou a rigidez. Um sistema é coerente quando é estável no tempo. Neste sentido a integração é a base da saúde.

FACES: Flexível; Adaptativo; Coerente; Energético; Stable (estável)

Quando a mente explora o local onde todas as possibilidades ainda existem é possível reemergir para o plano da realidade com novas possibilidades de comportamento, com novas possibilidades de interpretação, com uma mente cada vez mais saudável.

O que é uma mente saudável?
%d bloggers like this: