As certificações em PNL

Existem atualmente 4 níveis habituais de certificação em Programação Neurolinguistica (PNL): Practitioner, Master Practitioner, Trainer e Master Trainer.

Ao longo dos anos, e devido ao sucesso e à proliferação de praticantes e formadores em PNL, tem surgido a necessidade crescente de garantir a qualidade da formação oferecida e dos formadores que a oferecem.

A história inicial da PNL é a história de um grupo de pessoas que se juntou à volta de um interesse em terapia e em compreender os padrões de pensamento humano. Devido a um processo judicial iniciado por Richard Bandler reivindicando a propriedade exclusiva da Sociedade da PNL (em inglês aqui) e da PNL, foi declarado que a sigla “PNL” (ou NLP – Neurolinguistic Programming – em inglês) pertence ao domínio público e que ninguém tem a sua propriedade intelectual. Desse modo os desenvolvimentos da PNL não podem ser patenteados e a utilização da sigla “PNL” é livre.

Ou seja, legalmente, qualquer pessoa em qualquer lado pode dizer que aquilo que faz, é PNL.

Existem duas grandes associações internacionais de praticantes de PNL, na Europa e EUA, que tem como um dos seus objetivos assegurar a estandartização e a qualidade da formação em PNL, fazendo-o pela aposição de um “selo de qualidade” nos formadores que cumprem os seus critérios de formação.

International Association of NLP Institutes (IN-NLP) , fundada em 2001, com sede em Berlim.

International Association for Neurolinguistic Programming (IANLP), re-iniciada em 1999, com sede na Suiça.

Ambas estas associações pretendem assegurar um controle de qualidade mundial com base no padrão de 18 dias para cada tipo de qualificação bem como criar uma base comum para comunicação e transferência de conhecimento sobre o uso e desenvolvimento adicional da PNL.

Existem também os institutos liderados pelos fundadores oficiais da PNL – Bandler e Grinder, bem como por um dos seus mais conhecidos autores, Robert Dilts. De um modo geral nestes institutos o Practitioner em PNL dura 13 – 14 dias, intensivos, manhã e tarde e quando a duração é menor é obrigatoriamente precedido de treino intensivo online e estudo individual.

International Trainers Academy of NLP by John Grinder. Verificar aqui a lista de formadores acreditados. NLP University by Robert Dilts. Verificar aqui a lista de formadores acreditados.

Formações oferecidas chamadas Practitioner em PNL em que não haja um mínimo de 12 dias intensivos, manhã e tarde, de experiência vivencial e teoria serão possívelmente úteis e transformadoras, mas não poderão ser consideradas um Practitioner em PNL. Igualmente, a profundidade e amplitude da formação oferecida, e o potencial transformador da experiência serão por força, limitados.

Como em tudo, um selo de conformidade nem sempre implica qualidade. Verifique se os formadores se encontram registados nos institutos a que dizem que pertencem e siga o seu instinto. Em última análise, quem deve decidir se uma pessoa é ou não adequada para si, é você.

Para mais informações, entre em contacto comigo.

%d bloggers like this: