As certificações em PNL

Existem atualmente 4 níveis habituais de certificação em Programação Neurolinguistica (PNL): Practitioner, Master Practitioner, Trainer e Master Trainer.

Ao longo dos anos, e devido ao sucesso e à proliferação de praticantes e formadores em PNL, tem surgido a necessidade crescente de garantir a qualidade da formação oferecida e dos formadores que a oferecem.

A história inicial da PNL é a história de um grupo de pessoas que se juntou à volta de um interesse em terapia e em compreender os padrões de pensamento humano.

Os criadores iniciais, Richard Bandler, Frank Pucelik e John Grinder, juntamente com um grupo de estudantes, iniciou o processo em 1972. Em 1996, Richard Bandler iniciou uma ação judicial no valor de US $ 90.000.000 contra John Grinder, Carmen Bostic St. Clair, Christina Hall, Steve e Connirae Andreas, e Lara Ewing e 200 John e Jane Does reivindicando a propriedade exclusiva da Sociedade da PNL (em inglês aqui) e da PNL.

No final do julgamento, que durou nove dias e terminou na quinta-feira, 10 de fevereiro de 2000, foi declarado que a sigla “PNL” (ou NLP – Neurolinguistic Programming – em inglês) pertence ao domínio público e que ninguém tem a sua propriedade intelectual. Desse modo os desenvolvimentos da PNL não podem ser patenteados e a utilização da sigla “PNL” é livre.

Ou seja, qualquer pessoa, em qualquer lado, pode dizer que aquilo que faz, é PNL.

Existem duas grandes associações internacionais de praticantes de PNL, na Europa e EUA, que tem como um dos seus objetivos assegurar a estandartização e a qualidade da formação em PNL, fazendo-o pela aposição de um “selo de qualidade” nos formadores que cumprem os seus critérios de formação.

Algumas Associações internacionais:

International Association of NLP Institutes (IN-NLP)

International Association for Neurolinguistic Programming (IANLP)

International Association of NLP Institutes (IN-NLP)

A “International Association of NLP Institutes” (IN) foi fundada em 2001.

Com sede em Berlim, Alemanha, o objetivo desta nova associação é o de agregar numa única associação vários institutos em que se desenvolve e promove o desenvolvimento da PNL.

Isto incluiu assegurar um controle de qualidade mundial com base no padrão de 18 dias de cada tipo de qualificação bem como criar uma base comum para comunicação e transferência de conhecimento sobre o uso e desenvolvimento adicional da PNL.

A qualificação de “NLP Trainer, IN” consiste num total de 390 horas e 54 dias de treino.

Todas as formações (Pratitioner, Master Pratitioner e Trainer) individualmente devem obedecer ao critério de 130 horas e, pelo menos, 18 dias de formação. Ver aqui os critérios.

International Association for Neurolinguistic Programming (IA-NLP)

A “International Association for Neuro-Linguistic Programming” (IANLP) foi fundada em 1983, nos EUA. Devido á ação judicial de Bandler os escritórios do IANLP nos EUA fecharam tendo sido reiniciada por praticantes europeus da PNL, desta vez com a sua sede oficial na Suiça.

Para um certificado de Practitioner em PNL ser reconhecido pela IANLP é necessário um mínimo de 130 horas de treino ao vivo, incluindo testes. O treino deve ser distribuído por um período de 18 dias ou mais. Além disso, é necessário treino individual de pelo menos 10 horas. São igualmente recomendadas 15 horas de supervisão individual ou em grupo dentro do treino e / ou após o teste. A lista de requerimentos completa pode ser vista aqui).

Os Institutos do grupo META inicial.

Existem ainda os institutos que reconhecem as suas próprias certificações e cuja grande fonte de credibilidade é serem liderados pelos fundadores oficiais da PNL – Bandler e Grinder, bem como por um dos seus mais conhecidos autores, Robert Dilts.

International Trainers Academy of NLP by John Grinder.

O Pratitioner em PNL dura 13 – 14 dias, intensivos, manhã e tarde. Existe um formato de 8 dias, presencial, intensivo, obrigatoriamente precedido de 25 h de treino online e estudo individual. O Trainers Training dura 19 dias, intensivos, manhã e tarde . Após esta certificação será possivel certificar através da International Trainers Academy of NLP (ITA). Verificar aqui a lista de formadores acreditados.

The Society of Neurolinguistic Programming by Richard Bandler

NLP University by Robert Dilts

Robert Dilts oferece um Master Pratitioner, com 13 dias, residencial. E faz vários cursos, com novos desenvolvimentos da PNL. Esses cursos intensivos duram entre 12 e 15 dias, vivenciais e experienciais.

Ou seja, formações oferecidas chamadas Pratitioner em PNL em que não haja um mínimo de 12 dias intensivos, manhã e tarde, de experiência vivencial e teoria serão possívelmente úteis e transformadoras, mas não poderão ser consideradas um Pratitioner em PNL. Igualmente, a profundidade e amplitude da formação oferecida, e o potencial transformador da experiência serão por força, limitados.

Como em tudo, um selo de conformidade nem sempre implica qualidade. Encontre formadores em PNL com algum destes selos no seu certificado de formação, E, siga o seu instinto. Em última análise, quem deve decidir se uma pessoa é ou não adequada, para si, é você.

Se desejar mais informações, entre em contacto comigo.