Tive a sorte de ser entrevistada por uma amiga e colega, a Dra. Filipa Barbosa, que com o seu projeto “WonderScience” pretende divulgar a ciência entre as camadas mais jovens. A Filipa é Gestora de Ciência, Licenciada em Biologia Microbiana e Genética pela UL, e Doutorada em Biologia do Desenvolvimento e Genética pela University College of London (UCL).

Depois de Londres, a Filipa voltou para Portugal, onde reside desde 2008, e onde tem escolhido desenvolver a sua atividade no âmbito da divulgação científica. É fundadora e CEO da WonderScience.
Trabalhou no Programa “Escolher Ciência” e na “European Space Expo” patrocinadas pela Câmara Municipal de Lisboa, Fundação da Ciência e Tecnologia e Fundação Calouste Gulbenkian tendo sido igualmente Science Manager no projecto “MediaLab” do Diário de Notícias. Entre as atividades que desenvolveu para estimular o envolvimento com a ciência para os público mais jovens incluem-se atividades tão diversas como a extracção de DNA de frutos e vegetais, a observação da variação morfológica nas moscas da fruta e a observação de bactérias luminescentes.
Como uma forma de celebrar a “Semana do Cérebro” gravámos em conjunto esta entrevista na qual abordamos assuntos tão diversos como a programação neurolinguistica, neurociência, ilusões de ótica, e a aplicação do conhecimento cientifico ao mundo real. Também surge a ideia da necessidade de uma conversa urgente, entre os cientistas e o sociedade, que permita criar uma relação de confiança e que imunize contra a apropriação do jargão cientifico para justificar opções políticas.
Viva!
Boa divulgação e tu estiveste muito bem.
Uma sugestão: os fundos virtuais deformam imenso a imagem, particularmente os contornos.
António Pinto de Carvalho _aepcarvalho@sapo.pt_
GostarGostar