Existem atualmente quatro níveis de certificação em PNL.
- Practitioner
- Master Practitioner
- Trainer
- Master Trainer
Ao longo dos anos, e devido ao sucesso e à proliferação de praticantes e formadores em PNL, tem surgido a necessidade crescente de garantir a qualidade da formação oferecida e dos formadores que a oferecem.
A história inicial da PNL é a história de um grupo de pessoas que se juntou à volta de um interesse em terapia e em compreender os padrões de pensamento humano. Devido a um processo judicial iniciado por Richard Bandler reivindicando a propriedade exclusiva da Sociedade da PNL (em inglês aqui) e da PNL, foi declarado que a sigla “PNL” (ou NLP – Neurolinguistic Programming – em inglês) pertence ao domínio público e que ninguém tem a sua propriedade intelectual. Desse modo os desenvolvimentos da PNL não podem ser patenteados e a utilização da sigla “PNL” é livre.
Ou seja, legalmente, qualquer pessoa em qualquer lado pode dizer que aquilo que faz, é PNL.
Existem duas grandes associações internacionais de praticantes de PNL na Europa e EUA, que tem como um dos seus objetivos assegurar a estandartização e a qualidade da formação em PNL, fazendo-o pela aposição de um “selo de qualidade” nos formadores que cumprem os seus critérios de formação.
International Association of NLP institutes
(IN-NLP), GermanyInternational Association for Neurolinguistic Programming (IANLP), Switzerland
Ambas estas associações pretendem assegurar um controle de qualidade mundial com base no padrão de 18 dias para cada tipo de qualificação bem como criar uma base comum para comunicação e transferência de conhecimento sobre o uso e desenvolvimento adicional da PNL.
De um modo geral formações de Practitioner em PNL deverão ter um mínimo de 12 dias intensivos, manhã e tarde, de experiência vivencial e teoria.
Como em tudo, um selo de conformidade nem sempre implica qualidade. Verifique se os formadores se encontram registados nos institutos a que dizem que pertencem e siga o seu instinto. Em última análise, quem deve decidir se uma pessoa é ou não adequada para si, é você.
E, sendo acima de tudo uma disciplina de crescimento e desenvolvimento pessoal, verifique se necessita realmente de uma certificação – sempre e inevitavelmente – de valor institucional dúbio ou nulo.
Para mais informações, entre em contacto comigo.